Biografia / CV
O Rúben Silva, com apenas 3 anos de idade andou pela primeira vez de karting, e desde aí se percebeu que estava ali um talento fora do comum dada a sua aptidão mais que natural para o desporto automóvel, ao dominar o karting como se fosse a enésima vez que o conduzia. Este talento levou à sua participação na Escola Nacional de Karting, em Baltar, onde obteve 3 diplomas de mérito.
Perante estes resultados e reconhecimento por profissionais, houve que pô-lo à prova e disputar um campeonato, em 2010 o resultado deste dom foi o título de Campeão do Troféu Nacional Rotax, onde em 16 corridas obteve 10 vitorias um 2ºlugar um 3º lugar e 1 desistência por problemas mecânicos, 11 pole-position, sendo a ultima pole-position obtida na inauguração do Kartódromo do Algarve.
Em 2011 com sete anos, com o crescendo de ambição e talento optou por um novo desafio e subiu para a categoria seguinte, onde competem pilotos de 8 e 10 de idade, um desafio bastante ousado, mas com um belíssimo resultado, terminado em 7º no Campeonato Nacional de Karting entre 18 pilotos e conseguindo ser o melhor ROKKIE do ano.
Perante este cenário ascendente de sucessos, fomos lançando-o para desafios mais elevados, em 2012 optamos por colocá-lo nos dois Campeonatos mais competitivos em Portugal, Campeonato Nacional de Karting (CNK) e no Baltar Kart Cup (BKC) onde se torna Vice-Campeão no Campeonato Nacional Karting e Campeão no Baltar Kart Cup, este resultados confirmam a sua potencialidade, mas uma belíssima surpresa aparece, no meio deste campeonato 2012, por convite da organização do mundial, a confirmação, de estar entre os melhores do Mundo, para disputar as Finais Mundiais de Karting Rotax, o anseio de todos os pilotos, realizada em Portugal no Kartódromo Internacional do Algarve.
Após este feito foi possível também ser Vice-Campeão do Campeonato Nacional de Karting e Campeão do Baltar Kart Cup, conquista da Taça de Portugal 2012 e estar no TOP 3 do Ranking Nacional de Pilotos.
A época de 2013 não poderia ter começado da melhor maneira com a conquista da Taça dos Campeões 2013 no Kartodromo de Braga mas mesmo tendo entrado na nova epoca com o pé direito houve tambem alguns momentos menos agradaveis.
Mesmo assim e apesar de todas as contrapartidas Rúben nunca baixou os braços e conseguiu sagrar-se Campeão do Trofeu Nacional ROTAX 2013 e Bi-campeão da Taça de Portugal de karting.
Estes resultados positivos, fruto da sua capacidade, a entrega, dedicação, audácia, sacrifício e além de muitos adjetivos possíveis, a sorte também teve que marcar presença. Naturalmente que sem trabalho acabamos por perceber que nada disto teria acontecido.
Todo este fantástico cenário de vitórias tem que ser reforçado pelo facto do Rúben ter estado sempre em desvantagem em relação aos outros pilotos, sabendo que todos estão integrados em equipas oficiais e semioficiais com programas de treinos e de corridas.
FS